O Nome

As raízes longas e finas do aguapé, com uma enorme quantidade de bactérias e fungos, atuam sobre as moléculas tóxicas quebrando sua estrutura e permitindo que a planta assimile estes componentes. É por este motivo que o aguapé é utilizado na limpeza dos rios, purificando a água e contribuindo para a sua oxigenação. É essa a razão da escolha do nome aguapé como o nome do projeto do Rotary, voltado para a conscientização e educação ambiental da população das cidades de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí em relação ao futuro do rio Gravataí.

O aguapé faz gratuitamente o trabalho de purificação da água dos rios. A Flor de Aguapé é uma planta que proporciona a proliferação de toda a comunidade viva, constituída de bactérias aeróbias, algas, protozoários ou pequenos crustáceos e larvas de insetos ou moluscos, que fazem trabalho equivalente ao do lodo ativado das estações secundárias convencionais de tratamento. Além de absorver diretamente parte da matéria orgânica solúvel, o aguapé absorve os sais minerais resultantes da decomposição da matéria orgânica pela microvida que ele abriga.

Aqueles que consideram o aguapé como uma praga queixam-se de sua rápida proliferação. No entanto, eles não sabem que em águas puras o aguapé não consegue crescer. Nas lagoas de purificação de esgotos, no verão, ele cresce até 8% ao dia. Não há planta mais eficiente que o aguapé no aproveitamento de energia solar e nutrientes. É nisso que está sua grande utilidade: sua taxa de crescimento é indicação biológica do grau de poluição.
Ele é um termômetro de poluição, ao mesmo tempo em que constitui magnífico instrumento para a purificação de águas. Estudiosos revelam que a implantação do aguapé nos rios ajuda a estimular toda a fauna e flora.