
As margens do Rio Gravatai estão mais limpas desde a manhã de hoje, 11, quando dezenas de voluntários e parceiros do Projeto Aguapé retiraram cerca de 80 toneladas de lixo do trecho ao lado da ponte de Cachoeirinha. A comunidade ribeirinha atendeu o pedido e também ajudou na limpeza. Os voluntários receberam luvas e equipamentos de segurança. Mas o mutirão não ficou só em terra, o barco do Projeto Aguapé doado para a Brigada Ambiental, também percorreu o rio. Foram encontrados nas margens todo tipo de lixo, como garrafas pets, lonas e restos de móveis.

Para o coordenador do Projeto Aguapé, Luiz Borba, o resultado do primeiro mutirão de limpeza do Projeto Aguapé em Cachoeirinha superou as expectativas. "Conseguimos o apoio de muitos parcerios e também da comunidade. Vamos continuar desenvolvendo a conscientização ambiental que é o lema do projeto", revelou.

O mutirão contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos - Cachoeirinha, Prefeitura de Cachoeirinha, APN-VG, SMAM Alvorada, Rotary Club Cachoeirinha, Rotary Club Cachoeirinha Industrial, Rotary Club Alvorada, Rotaract e Interact Cachoeirinha, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Anjos do Asfalto.

As atividades do Projeto começaram em abril de 2009 e estão divididas em quatro módulos: plantação de mudas, mutirões de limpeza, patrulhamento ambiental e educação. O Projeto é o maior de Rotary no Estado. Ele é um projeto de Prevenção, Educação Ambiental, Conscientização e ajuda na despoluição do Rio Gravataí. O Aguapé é subsidiado pelo Rotary International através da Fundação Rotária e tem o investimento de mais de 500 mil dólares. Os Clubes de Rotary de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada são os responsáveis pelo planejamento e implementação das ações distribuídas em educação e conscientização, plantio de mudas, patrulhamento e mutirões de limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário