sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PREMIAÇÃO EM ALVORADA

O Projeto Aguapé, através do Módulo de Educação e Conscientização, fez a entrega da premiação aos vencedores do Concurso Cultural realizado com as escolas municipais e estaduais de Alvorada. O evento aconteceu no último domingo, 2, no encerramento da Semana do Rio Gravataí, na praça central do município, e reuniu cerca de dez mil pessoas.
O Concurso Cultural foi desenvolvido entre alunos do ensino fundamental num universo de cerca de cem mil alunos, divididos nas categorias de desenho, frase e redação. Os vencedores de cada categoria receberam uma bicicleta. Os segundos e terceiros colocados receberam kits escolares. Também foram premiados mais dez trabalhos de cada categoria com medalhas e certificados de participação.

Os vencedores da segunda edição do Concurso Cultural do Projeto Aguapé, em Alvorada:

DESENHO
1º lugar – Gabriel dos Santos Moraes, 8, da Escola Cel. Aparício Borges
2º lugar – Vitória Isabel Assis Costa, 10, da Escola Padre Léo Seidel
3º lugar – Eduarda de Andrade Caurio, 9, da Escola Estella Maris

FRASE
1º lugar – Gabriel Peres da Silva, 11, da Escola Antonio de Godoy
2º lugar – Nicolly Helena Duarte Becker, 10, da Escola Normélio P. de Barcellos
3º lugar – Nicolas Adriano Gonçalves, 10, da Escola Paulo Freire

REDAÇÃO
1º lugar – Franciele Meirelles, 15, da Escola Cecília Meireles
2º lugar – Gian P. Henika da Silva, 14, da Escola Paulo Freire
3º lugar – Mariane Pinheiro Perez, 14, da Escola Paulo Freire


Além dos prêmios para os estudantes, foi sorteado um computador entre as escolas que participaram do concurso. A Escola Municipal Dom Pedro II foi a contemplada com o equipamento que será entregue durante a semana por membros do Rotary Club de Alvorada.Estiveram presentes no evento e fizeram a entrega das premiações, o Coordenador Geral do Projeto Aguapé Silvio José Fonseca Ourique, os coordenadores do Módulo de Educação e Conscientização Ary Cardoso e Márcia Souza, os coordenadores do Módulo de Mutirão de Limpeza Carmem Barcellos e Osvaldo Valdez, o presidente do Rotary Club Cachoeirinha Industrial, Ricardo Bitencourt de Souza, além do secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador do Projeto Aguapé em 2010, Mauricio Henrique Castro de Oliveira.

LANÇADO DOCUMENTÁRIO SOBRE O PROJETO AGUAPÉ

O Projeto Aguapé produziu um documentário onde é apresentada a formatação do Projeto em seus cinco módulos para servir de subsídio em ações de meio ambiente.

O documentário, com duração de 20 minutos, mostra as ações desenvolvidas pelo Projeto nos módulos de Educação e Conscientização; Patrulhamento Ambiental; Plantio de Mudas, Mutirão de Limpeza e NRDC – Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário, durante os dois primeiros anos de atuação nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí.

Escolas municipais e estaduais dos municípios abrangidos pelo projeto serão as primeiras a receber cópias. Parceria com as secretarias municipais de Educação foi firmada para a distribuição do material. Parceiros do projeto e entidades ambientais, além dos clubes de Rotary envolvidos, também receberão cópias do documentário.

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE REÚNE JOVENS EM ESCOLA DE CACHOEIRINHA
A Escola Municipal Jardim do Bosque, de Cachoeirinha, realizou uma Feira do Livro, dia 6, onde a comunidade escolar pode conhecer alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas oficinas, além de assistir apresentações artísticas.
O Projeto Aguapé esteve presente no evento com o coordenador Silvio José Ourique conversando sobre meio ambiente e as ações do projeto para cerca de 130 alunos no pátio da escola.
Durante a manhã, os alunos Tainá Micaela Vicente Mota, 13, André Luiz Tremphol, 13, e Tainá Maria Cardoso da Silva, 14, mostraram ao coordenador Silvio, os trabalhos desenvolvidos pela Escola na área ambiental.
Num passeio pela escola os alunos apresentaram a horta comunitária, a compostagem, as árvores plantadas, o herbárium e a mandala. Todos os projetos foram desenvolvidos e são mantidos pelos alunos com a supervisão da professora Simone, da Educação Ambiental.
Os alunos engajados nas ações de preservação do meio ambiente manifestam certa indignação quando colegas de escola jogam papel no chão ou estragam lo que eles fazem com tanto carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário