sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO AGUAPÉ VISITA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES EM GRAVATAÍ

            Integrantes do comitê gestor do Projeto Aguapé e do Rotary Club Gravataí estiveram visitando, no último dia 5, as instalações da Associação dos Recicladores de Resíduos Sólidos do Distrito de Santa Tecla no Município de Gravataí (Arsate), para verificar a possibilidade de instalar um NRDC – Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário.
            O Coordenador Geraldo Projeto Silvio José Fonseca Ourique, a secretária do Projeto Waleska Altermann e os rotarianos Célio Castelli, Jucelei Visioli Melo, Luiz Paulo Ferrugem e Antônio Paulo Vargas de Ávila conheceram o Galpão de Reciclagem de Lixo e o trabalho desenvolvido pela Associação que fica localizada na área do Aterro Sanitário da Santa Tecla, em Gravataí.

Os integrantes do Projeto Aguapé foram recebidos pelo presidente da entidade Gelson da Silva e parte da diretoria administrativa da associação. Durante a conversa, o coordenador  Silvio Ourique explicou o que é o Rotary e o Projeto Aguapé e quais são as suas  finalidades, além de apresentar as idéias que poderiam ser implementadas, diante da possibilidade de criação do NRDC naquela localidade.
            O presidente da Associação e demais membros da diretoria ressaltaram a importância da ajuda que o Rotary e o Projeto Aguapé estavam propondo para a entidade e falou um pouco do trabalho desenvolvido e como ele é realizado.
            A Associação está constituída desde 1998 e trabalha naquela localidade separando o lixo que é depositado pelos caminhões que realizam a coleta seletiva no município de Gravataí. A entidade abriga cerca de 24 famílias que sobrevivem através do trabalho realizado na reciclagem do material e da venda do mesmo.



A instalação de um NRDC é uma das ações do Projeto Aguapé que vem sendo desenvolvida desde 2009. Durante a tentativa de instalação do núcleo, muitos entraves burocráticos contribuíram para que a implementação definitiva não obtivesse êxito já no início do Projeto.
             O Rotary Club Gravataí seria o padrinho da entidade e assumiria o desenvolvimento de ações propositivas para os membros que se utilizam do trabalho realizado pela Associação dos Recicladores do Aterro Santa Tecla.
            Caso não seja possível a instalação de um NRDC vinculado ao Projeto Aguapé, ficaria o trabalho iniciado para instalação do mesmo, através do trabalho dos rotarianos do clube de Gravataí, respaldado pela Comissão de NRDC do Distrito 4670.



COMITÊ GESTOR DEFINE AÇÕES FINAIS DO PROJETO AGUAPÉ

            As reuniões semanais do Comitê Gestor, seguem acontecendo todas as terças-feiras, às 13h30min, na sede do Projeto, e estão abertas para todos os rotarianos envolvidos nas ações dos quatro módulos apresentarem ideias de desenvolvimento das últimas ações antes do final do projeto, em 31 de maio.
            Algumas ações já estão definidas restando apenas acertar as datas para a sua real implementação. A entrega dos coletes salva-vidas para a Brigada Militar; doação de kits esportivos para trinta escolas municipais (dez para Alvorada, dez para Cachoeirinha e dez para Gravataí); a distribuição da 3ª edição da revista Aguapowers; a implementação do projeto piloto de instalação de fossa séptica em APP – Área de Preservação Permanente, no Parque dos Anjos, em Gravataí; a realização do Mutirão de Limpeza, dia 22, em Alvorada, dia 26 de abril, em Cachoeirinha, e dia 24 de maio, em Porto Alegre, são algumas ações já definidas pelo Comitê Gestor e esperam o acerto de pequenos detalhes para a total realização.
            O Grande Mutirão de Limpeza que será realizado dia 24 de maio será o maior evento de final de projeto. O coordenador inglês do projeto Dennis Meadus estará presente. Ele chega dia 20 de maio, participa da Conferência Distrital, na Unisinos, dias 25, 26 e 27, e fica conosco até o dia 4 de junho, quando retorna para a Inglaterra.
            O Comitê Gestor continua conclamando os rotarianos que desejarem fazer parte das reuniões e apresentar suas opiniões, contribuindo para o êxito das ações que ainda deverão ser realizadas pelos módulos até o final do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário