quarta-feira, 30 de maio de 2012


MÓDULO DE EDUCAÇÃO REALIZA ATIVIDADE 
ESPECIAL COM CRIANÇAS EM GRAVATAÍ

           O Projeto Aguapé, através dos Módulos de Educação e de Mutirão de Limpeza realizou atividade especial com crianças de escolas municipais de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada, no dia 24, no Caça e Pesca, em Gravataí.
            Cerca de 200 pessoas participaram das atividades de mutirão de limpeza, passeio de barco pelo rio Gravataí, contação de história, pintura e apresentação de teatro.
            As crianças realizaram uma coleta de lixo nas margens do rio Gravataí e retiraram 800 quilos de lixo durante a manhã. A atividade despertou a conscientização para a preservação do rio e a manutenção da limpeza dos locais próximo ao rio Gravataí.
           

            Crianças das escolas municipais Tancredo Neves, Carlos Antônio Wilkens e Alfredo José Justo participaram de diversas atividades de educação ambiental, ao longo da manhã. Os personagens Reciclation, da secretaria municipal de meio ambiente de Alvorada e o Cabeça de Aguapé interagiram com as crianças em várias atividades. Revistas em Quadrinhos dos Aguapowers foram distribuídas entre os presentes.
            As crianças foram separadas em grupos de trabalho. Enquanto um grupo passeava de barco, outro pintava os desenhos da revista e um terceiro retirava lixo das margens.
            A atividade contou com a presença do Grupo Voluntário de Resgate Anjos do Asfalto, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, Grupamento Ambiental da Brigada Militar e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Tuiuti.


            Dennis Meadus, do Rotary de Portsmound & Seathea, da Inglaterra, participou das atividades dos dois mutirões de limpeza e, juntamente com o Projeto, fez a entrega de equipamentos para o parceiro Grupo de Resgate Anjos do Asfalto. Os materiais entregues são utilizados nos mutirões de limpeza que o grupo promove junto ao arroio Barnabé, próximo a sua sede.
            O grupo Anjos do Asfalto esteve presente em todas as ações de campo promovidas pelo Projeto Aguapé. No dia 24, foram montadas duas equipes para atender ao Mutirão de Limpeza realizado em Alvorada e outro para atender o Mutirão Especial com as crianças, no Caça e Pesca.
            Os passeios pelo rio Gravataí foram realizados com três embarcações: um doado pelo projeto à Fundação de Meio Ambiente, outro da própria fundação e um da Brigada Militar. O engenheiro ambiental Paulo Müller deu uma aula de educação ambiental sobre o rio para alunos e professores.
            A atividade foi desenvolvida no mesmo dia e horário da realização do Grande Mutirão de Limpeza que acontecia em Alvorada, com a participação de 135 pessoas.



            A participação das escolas nesta atividade, foi fundamental e serviu para mostrar a importância de se preservar o rio Gravataí. Crianças dos três municípios conheceram o rio e toda a sua beleza que ainda é desconhecida por muita gente que reside nos municípios banhados por ele.
            O Mutirão de Limpeza com as crianças foi um grande evento que marcou, com êxito, a última ação operacional do projeto. A participação da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, do grupamento Ambiental da Brigada Militar, da secretaria municipal de Meio Ambiente de Alvorada, do Grupo de Resgate Voluntário Anjos do Asfalto e do pessoal voluntário contribuiu muito para que aquele dia fosse diferente para as crianças que participaram das atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário